Aliança do Pacífico aumentará inserção no mercado asiático, diz presidente colombiano

22/05/2013 - 6h54

Leandra Felipe
Correspondente da Agência Brasil/EBC

Bogotá - Começa hoje (22) em Cali, departamento de Cauca, na região andina colombiana, a 7ª Cúpula da Aliança do Pacífico, bloco formado pelo Chile, a Colômbia, o México e o Peru. Nessa terça-feira à noite, o presidente colombiano, Juan Manuel Santos, qualificou o bloco como um dos mais importantes processos de integração da história latino-americana e destacou que os quatro países são uma “frente unida” para maior inserção no “grande mercado” Ásia-Pacífico.

“Os frutos desse processo serão vistos – e já estamos começando a ver – em mais desenvolvimento para a própria região pacífica e para o país em geral, com mais emprego”, disse Santos, em discurso em que falou sobre o evento.

Ele defendeu que a Aliança do Pacífico é mais ampla que um tratado de livre comércio (TLC). Para o presidente anfitrião da cúpula, trata-se de um processo de integração que implica a facilitação do comércio, a inversão e mobilidade entre os países-membros.

Juan Manuel Santos lembrou que, juntos, os quatro países têm quase 210 milhões de habitantes e representam mais de um terço do Produto Interno Bruto (PIB) da América Latina. “Somando nossos países, nossas economias, a aliança representa a oitava economia do mundo”, ressaltou. Ele acrescentou que os quatro países também compartilham princípios e valores, a “fé na democracia e separação dos Poderes”.

Além dos países que fazem parte da aliança, a Costa Rica, o Panamá e a Guatemala já formalizaram pedidos de ingresso.

Na abertura do evento  estarão presentes os presidentes dos países fundadores do bloco, além dos que pretendem entrar no grupo. O primeiro-ministro do Canadá e delegações de outros países observadores, como a Nova Zelândia e o Japão, também assistirão ao evento.

Durante a reunião, a Colômbia receberá do Chile a presidência pro tempore do bloco. Além da cúpula, será realizado o 1º Encontro Empresarial da Aliança do Pacífico.

Edição: Graça Adjuto

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. É necessário apenas dar crédito à Agência Brasil