Agência virtual vai facilitar a vida de quem procura por emprego no Distrito Federal

22/05/2013 - 18h36

Thais Leitão
Repórter da Agência Brasil

Brasília - Para facilitar a vida de quem procura um emprego, começou a funcionar a partir de hoje (22), no Distrito Federal (DF), a Agência Virtual do Trabalhador. Ela vai permitir que a pessoa faça consulta sobre vagas de trabalho e cadastre o seu currículo em terminais online, como na Rodoviária do Plano Piloto, área central de Brasília.

"O trabalhador fará um cadastro com seu nome e CPF e terá acesso ao banco de dados que mostra as vagas disponíveis naquele dia. Com isso, ele também se apresenta ao mercado de trabalho para que empregadores tenham acesso ao seu perfil", disse o governador do DF, Agnelo Queiroz, que particpou a da solenidade de lançamento.

Agnelo acrescentou que os terminais divulgarão dados sobre cursos de qualificação e capacitação disponíveis na região. O governo do DF também pretende levar o serviço para as cidades do Entorno de Brasília. A página com todas as informações pode ser acessada de qualquer computador, no endereço www.agenciavirtual.df.gov.br.

O ministro do Trabalho e Emprego, Manoel Dias, que esteve presente à solenidade de lançamento da Agência Virtual do Trabalhador, disse que pretende levar a iniciativa para outras unidades da Federação.

"Este é um projeto-piloto que facilita enormemente a vida do trabalhador. Já pedimos autorização ao governador do DF para expandir a ferramenta a outros estados, por acreditarmos que ela poderá nos ajudar a resolver o principal problema nessa área que é o da comunicação. Muitas vezes o trabalhador está em um lugar e o empregador está ao lado dele, mas não ficam sabendo da existência do outro", ressaltou.

O motorista Normando Pereira, de 26 anos, está desempregado há dois meses e foi o primeiro a usar os terminais da agência instalados na Rodoviária do Plano Piloto na manhã de hoje. Ele encontrou duas vagas.

"Estou com esperança, tomara que dê certo. Fiz meu cadastro, identifiquei as vagas e agora só preciso ir com meus documentos até a agência física do trabalhador pegar a carta de encaminhamento e me apresentar no local para tentar o emprego", disse.

 

Edição: Aécio Amado

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. É necessário apenas dar crédito à Agência Brasil