Rio prepara esquema especial de trânsito para a Jornada Mundial da Juventude

20/05/2013 - 18h39

Isabela Vieira
Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro- Um esquema especial de trânsito está sendo preparado para receber os fieis que participarão da  Jornada Mundial da Juventude (JMJ), na cidade do Rio de Janeiro.  Hoje (20), durante evento do setor de transporte, o MetrôRio anunciou esquema especial. Em julho, para receber o papa Francisco, são esperados cerca de 1,5 milhão de turistas no Rio.

O diretor técnico do MetrôRio,  Joubert Flores, antecipou que nos dias 25 e 26, para os principais eventos da JMJ em Copacabana, o metrô funcionará como no réveillon. A venda de bilhetes de ida e volta do bairro será antecipada para facilitar o escoamento nas estações Siqueira Campos e Cardeal Arcoverde. A Estação Cantagalo, em obras, não vai funcionar.  

A previsão da MetrôRio é trabalhar com grande número de trens, de acordo com a capacidade das estações que funcionarão em Copacabana. Neste tipo de evento, o diretor explicou que  os passageiros embarcam em diversas estações, mas descem em poucas, gerando sobrecarga.

“Se a estação é capaz de atender a 20 mil ou 30 mil pessoas por hora, não podemos botar mais do que isso ali”, disse. Os bilhetes serão vendidos entre as 12h e as 18h na ida e as 19h e as 5h, na volta. Quem tiver direito a passagem gratuita, como idosos, também deve retirar o bilhete antecipadamente. Estão previstas 7 mil gratuidades e 210 mil bilhetes em ambos os dias.

Antes da JMJ, o desafio para o MetrôRio é organizar o atendimento para a Copa das Confederações. Joubert Flores antecipa que um esquema especial também está sendo preparado para a quinta-feira (20), dia do jogo entre Espanha e Taiti, no Maracanã. A partida deve começar às 16h e a saída coincidirá com o horário de pico. Não será decretado feriado.

A prefeitura do Rio pretende declarar feriado integral os dias 25 e 26 de julho, quando ocorrem, em Copacabana, a Via Crucis e a Missa da Acolhida.  Durante os dias da Jornada Mundial da Juventude, entre 23 e 29 de julho, está sendo preparado um esquema especial de trânsito, em pontos estratégicos, além de reforço no sistema de transporte.

Edição: Fábio Massalli // Matéria alterada às 9h44 do dia 21/05/2013 para corrigir informação

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir as matérias é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil