John Kerry defende fortalecimento de parceria entre Brasil e Estados Unidos

20/05/2013 - 16h47

Renata Giraldi
Repórter da Agência Brasil

Brasília – O secretário de Estado norte-americano, John Kerry, destacou hoje (20) a importância do Brasil no cenário internacional durante conversa com o ministro das Relações Exteriores, Antonio Patriota, em Washington (Estados Unidos). Kerry e Patriota trataram, entre outros temas, da primeira visita de Estado da presidenta Dilma Rousseff ao país, provavelmente em outubro. Os Estados Unidos reservam esse tipo de visita apenas aos parceiros estratégicos.

Antes da visita de Dilma aos Estados Unidos, virá ao Brasil até o final deste mês o vice-presidente norte-americano, Joe Biden. “Queremos fortalecer o Diálogo de Parceria Global [um projeto comum dos dois países que inclui ações em várias áreas]”, disse Kerry. O Diálogo de Parceria Global é formado por mais de 30 mecanismos de consulta e cooperação que cobrem praticamente todos os temas das agendas bilateral, regional, internacional e global.

No texto distribuído pelo Departamento de Estado norte-americano, Kerry demonstra simpatia pelo Brasil e lamenta não falar português como sua mulher Tereza Heinz, que é moçambicana.  “[Infelizmente] minha mulher não está aqui para falar português”, disse ele. “Nossa relação com o Brasil é extremamente importante, que é um país que vem aumentando seu destaque. Estamos ansiosos pela visita da presidenta Dilma Rousseff em outubro.”

O secretário de Estado ressaltou a importância do Brasil na reconstrução do Haiti, que em 2010 sofreu os impactos do pior terremoto da sua história recente, e na busca por uma solução negociada na Síria, que vive em conflito há dois anos que já provocou mais de 90 mil mortes. “Eu conheço o Brasil, que é um país de que gosto muito. É um país fascinante, com uma cultura muito diversificada e enorme energia econômica, assim como energia de vida”, disse.

Kerry disse ser fã do futebol brasileiro. “A Copa do Mundo fascina a todos nós. Eu vou encontrar uma maneira de estar lá durante esse período [da Copa de 2014]”, brincou. Patriota retribuiu, lembrando que ele e Kerry mantêm conversas constantes por telefone.

“Nós estamos muito interessados em ouvir sobre as últimas iniciativas do secretário Kerry  em relação [ao conflito] Israel-Palestina e à Síria. Queremos contribuir para uma solução pacífica e diplomática para todas essas questões”, destacou Patriota.

Antes da viagem aos Estados Unidos, a presidenta Dilma Rousseff deve participar, em Nova York, em setembro, da Assembleia Geral das Nações Unidas. Mas o caráter da visita não será de chefe de Estado. O convite à presidenta, segundo assessores brasileiros, foi feito pelo presidente norte-americano, Barack Obama.

Patriota ainda tem reuniões hoje com o assessor de Segurança Nacional da Casa Branca, Tom Donilon, e o vice-assessor de Segurança Nacional para Assuntos Econômicos Internacionais, Michael Froman.

Edição: Davi Oliveira

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir as matérias é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil