Explosões de bombas matam 49 pessoas no Iraque

17/05/2013 - 15h43

Da Agência Lusa

Iraque - A explosão de duas bombas perto de uma mesquita sunita e de uma perto de um cortejo fúnebre sunita mataram, hoje (17), 49 pessoas no Iraque, informaram as autoridades locais. Há dois dias, ataques mataram dezenas de xiitas.

Os confrontos sectários no Iraque já mataram dezenas de milhares de pessoas. O país vive um momento de tensão entre a minoria sunita e a maioria xiita.

A primeira bomba explodiu quando fiéis saiam da mesquita de Saria na cidade de Baquba, ao norte de Bagdá. A segunda explosão ocorreu depois de pessoas se reunirem no local, matando um total de 41 pessoas e ferindo 57, segundo a polícia e um médico.

Na cidade de Madain, a sul de Bagdá, outra bomba explodiu perto do cortejo fúnebre de um homem sunita, deixando oito mortos e 25 feridos, informaram autoridades de saúde e de segurança locais.

Os atentados são os mais recentes ataques contra sunitas e xiitas nas últimas semanas. Membros da minoria sunita acusam as autoridades de atacar a sua comunidade por meio de detenções injustas e acusações de envolvimento em atividades terroristas.