Cai a participação das exportações nas vendas industriais brasileiras

15/05/2013 - 13h13

Luciene Cruz
Repórter da Agência Brasil

Brasília – A participação das exportações nas vendas industriais caiu no primeiro trimestre do ano, indica pesquisa divulgada hoje (15) pela Confederação Nacional da Indústria (CNI). Segundo o levantamento, o índice ficou em 20,4%, no período, queda de 0,2 ponto percentual em relação ao primeiro trimestre do ano passado.

Os dados fazem parte da pesquisa Coeficientes de Abertura Comercial, que analisa os valores de exportações, importações e produção industrial. De acordo com o estudo, a queda “interrompe uma trajetória de recuperação do indicador iniciada no terceiro trimestre de 2010”.

Entre os fatores impactantes para a redução do percentual estão a fraca demanda no mercado externo, a valorização do câmbio e a queda dos preços de produtos exportados. Por meio de nota, o economista da CNI Marcelo Azevedo destacou que as “medidas adotadas pelo governo para desoneração da indústria são insuficientes para contornar esse cenário e ainda adicionar ganhos de produtividade”.

A pesquisa também destaca que a participação dos produtos industriais importados no mercado interno bateu recorde. Segundo o levantamento, o coeficiente de penetração das importações alcançou 22% no primeiro trimestre. O resultado supera em 0,4 ponto percentual o do trimestre anterior.

Para o especialista, o resultado evidencia a perda de competitividade dos produtos industriais nacionais para os importados.

A concorrência com os produtos importados teve mais efeito na indústria extrativa. A participação dos importados nesse segmento cresceu 2,2 ponto percentual e registrou 47,2% no período. A indústria de transformação registrou 20,6% de participação de importados no mercado doméstico, uma alta de 0,3 ponto percentual em relação ao índice anterior.

Edição: Juliana Andrade

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir as matérias é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil