Brasil fará campanha para mostrar aos haitianos os riscos da imigração ilegal

15/05/2013 - 21h12

Marcelo Brandão
Repórter da Agência Brasil

Brasília - Em reunião realizada nesta quarta-feira (15), em Brasília, Brasil e Haiti se comprometeram a realizar campanhas de esclarecimento aos haitianos sobre os riscos da imigração ilegal. Nas campanhas,  serão destacados os benefícios das vias legais de imigração. Representantes da Bolívia, Colômbia, do Equador, Peru e da República Dominicana também estiveram na reunião e concordaram em cooperar com a medida, uma vez que as rotas alternativas passam por esses países.

Para estimular o uso de rotas legais de imigração, a campanha lembrará os custos e riscos de entrar no Brasil ilegalmente. Também será mencionado o fim do limite anual para emissão de vistos a haitianos que desejam entrar no Brasil, conforme Resolução Normativa 102/2013 do Conselho Nacional de Imigração.

Os países participantes também concordaram em trocar informações sobre as rotas alternativas utilizadas por redes criminosas de imigração. O Ministério da Justiça, a Polícia Federal e a Agência Brasileira de Inteligência estiveram presentes para discutir a questão. Nenhum acordo, no entanto, foi assinado no encontro.
Edição: José Romildo

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir as matérias é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil