Justiça eleitoral venezuelana transmite auditoria ao vivo pela internet

14/05/2013 - 14h06

Leandra Felipe
Correspondente da Agência Brasil/EBC

Bogotá - O Conselho Nacional Eleitoral (CNE) da Venezuela iniciou hoje (14) a transmissão ao vivo, via internet, da auditoria de "verificação cidadã" nos 46% das urnas ainda não auditados após as eleições presidenciais.
 
De acordo com uma nota divulgada pelo conselho, a  transmissão será feita de forma contínua. Nos primeiros dias do processo, o CNE informou que encontrou 99,98% de coincidência entre os comprovantes de votação e as atas de escrutínio. Além disso, o resultado também coincide com o contabilizado pelo Centro Nacional de Totalização.

Os técnicos do CNE e das organizações políticas já auditaram 355 mesas de votação, com um total de 147.216 comprovantes verificados. A solicitação para verificar todas as urnas foi feita pela oposição, liderada pelo candidato derrotado nas eleições, o governador do estado de Miranda, Henrique Capriles.

Apesar de haver solicitado e ter liderado protestos no país, alegando a existência de irregularidades nas eleições, Capriles não aceitou o modelo de auditoria. Segundo ele, era necessário verificar também os cadernos de votação com os nomes dos eleitores que compareceram às sessões.

A oposição também exigia a recontagem manual dos votos, mas segundo o CNE a norma eleitoral venezuelana não contempla esse tipo de verificação. Capriles apresentou um pedido de impugnação das eleições presidenciais. A demanda está sendo analisada pelo Tribunal Supremo de Justiça (TSJ), a Corte Constitucional venezuelana.

De acordo com o cronograma do Poder Eleitoral, a verificação está prevista para terminar no começo de junho, com auditoria diária de 350 caixas de resguardo (que guardam os comprovantes impressos com os votos digitados pelos eleitores) e 10.500 votos. A transmissão online da auditoria pode ser acompanhada pelo link http://www.movipbox.com/nuevo/embed/cne.html.

Edição: Davi Oliveira

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir as matérias é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil