Jérome Valcke visita obras no Mané Garrincha

14/05/2013 - 14h51

Carolina Sarres*
Repórter da Agência Brasil

Brasília – O Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha foi apresentado hoje (14) pelo governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz, ao secretário-geral da Federação Internacional de Futebol (Fifa), Jérôme Valcke, com 97% das obras concluídas. Valcke está no Brasil, desde o início da semana, para acompanhar as reformas em alguns estádios. O dirigente, que já esteve em Natal, no Rio Grande do Norte, disse que está satisfeito com o que viu até agora. Valcke visitou o estádio da capital acompanhado do ministro do Esporte, Aldo Rebelo, e dos jogadores Ronaldo e Bebeto.

"O Brasil vai ter sucesso em sediar a Copa do Mundo de 2014. Houve altos e baixos nos trabalhos dos últimos anos, mas, em geral, o que temos é um final feliz. Os times que jogarão no Brasil estão acostumados com a melhor infraestrutura e irão encontrar isso aqui", disse Valcke.

Com um discurso diferente do que fez em março de 2012, o secretário da Fifa parabenizou os avanços nas obras e informou que o país está se saindo bem. No ano passado, o dirigente disse que o Brasil estava mais preocupado em ganhar a Copa do que em organizá-la. Em seguida, Valcke se retratou com o governo.

Segundo Valcke, não existe a possibilidade de alteração das cidades-sede da competição ainda que, em algumas delas, as obras estejam atrasadas – como é o caso de São Paulo que, por causa do atraso não vai sediar nenhuma partida da Copa das Confederações, entre os dias 15 e 30 de junho.

"Haverá uma discussão com São Paulo sobre o estádio [Arena Corinthians, o Itaquerão] para saber o que está acontecendo. Eles precisam acelerar. Isso, no entanto, não é uma ameaça. Até o início de agosto, nós [a Fifa] podemos alterar a agenda dos jogos. Portanto, eles têm os próximos meses de liberdade. Vamos discutir fortemente a situação e enfatizar que a obra tem de ser entregue a tempo", explicou o secretário-geral.

Os jogadores Ronaldo e Bebeto, que acompanharam a vista, elogiaram a reforma do Mané Garrincha. Segundo eles, o gramado ainda não está perfeito, mas deverá estar melhor em um mês. A grama foi plantada há apenas uma semana.

Ontem (13) foram feitos testes de iluminação noturna dos placares e de equipamento de som e imagem. Durante a visita de hoje, aberta à imprensa, foi possível constatar que os camarotes e as instalações para pessoas com deficiência – como assentos especiais, elevadores e rampas de acesso – estão concluídas.

O primeiro evento que testará a infraestrutura do local está marcado para o próximo sábado (18), quando acontece a disputada final do campeonato brasiliense. A estimativa é de que compareçam cerca de 20 mil pessoas, entre os operários que trabalharam na obra, autoridades e convidados.

De acordo com o governador Agnelo Queiroz, os 3% inconcluídos do estádio são retoques como pequenos acabamentos, detalhes na parte externa da arena e limpeza. Nas últimas semanas, foram contratadas cerca de 350 mulheres para trabalhar na limpeza local.

O estádio, que comporta 71 mil pessoas, terá a capacidade total testada no dia 26 de maio, no jogo de abertura do Campeonato Brasileiro, entre Santos e Flamengo. Depois dessa partida, a Copa das Confederações deve fechar o período de avaliações e ajustes no local com vistas à Copa do Mundo de 2014.

No Rio de Janeiro, o técnico Luiz Felipe Scolari anunciou hoje os nomes dos 23 jogadores que vão integrar a seleção brasileira na Copa das Confederações.

Os convocados são os goleiros Júlio Cesar, Diego Cavalieri e Jefferson; os zagueiros Thiago Silva, Réver, David Luiz e Dante; os laterais Daniel Alves, Jean, Marcelo e Filipe Luís; os meio-campo Fernando, Hernanes, Luis Gustavo e Paulinho; e os meia-atacantes e atacantes Jádson, Oscar, Lucas, Hulk, Bernard, Leandro Damião, Fred e Neymar.

Os jogadores devem se apresentar à comissão técnica da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) no dia 27 de maio para os treinos, que vão acontecer até o dia 2 de junho, quando a seleção fará um jogo amistoso contra a Inglaterra, no Maracanã. A estreia do Brasil na Copa das Confederações será no dia 15 de junho, contra o Japão, em Brasília.

Veja aqui galeria de imagens

* Colaboraram Carolina Gonçalves e Cristiane Ribeiro

Edição: Denise Griesinger

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir as matérias é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil