Comissão do Senado aprova requerimento para ouvir Gilberto Carvalho

14/05/2013 - 12h40

Marcos Chagas
Repórter da Agência Brasil

Brasília - A Comissão de Meio Ambiente, Fiscalização e Controle do Senado aprovou hoje (14) requerimento de pedido informação do ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho. De autoria do líder do PSDB, Aloysio Nunes Ferreira (SP), o requerimento pretende esclarecer a suposta atuação da secretaria para impedir que “uma sindicância – coordenada pela Casa Civil e que investigou a ex-secretária Rosemary Nóvoa Noronha – chegasse ao fim”.

Na época, Rosemary Nóvoa Noronha chefiava o escritório da Presidência da República em São Paulo. Aloysio Nunes argumentou que as investigações feitas pela Casa Civil da Presidência, determinada pela presidenta Dilma Rousseff, comprovaram que Rosemary usava o cargo “para traficar interesses, influenciar decisões e indicar pessoas na estrutura pública”. Rosemary foi investigada pela Operação Porto Seguro.

O senador Aloysio Nunes requereu o comparecimento do ministro da Secretaria Geral para esclarecer a “investigação paralela” supostamente promovida pelo órgão. O parlamentar também solicita que Carvalho confirme a existência de um documento resumido com as conclusões da investigação paralela que conteria uma série de ressalvas e advertências sobre o trabalho da comissão de sindicância. A data do comparecimento do ministro ainda será marcada.

Edição: Talita Cavalcante//Matéria alterada às 12h44 de sexta-feira (17) para esclarecer informação.

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir as matérias é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil