Brasil e Bolívia preparam ações para combate ao crime organizado

14/05/2013 - 9h10

Renata Giraldi*
Repórter da Agência Brasil

Brasília – Integrantes dos governos do Brasil e da Bolívia se reúnem amanhã (15) e quinta-feira (16) em Santa Cruz (território boliviano), para adotar medidas contra o crime organizado. A região fronteiriça tem 3.423 quilômetros de extensão. Os dois países pretendem desenvolver ações contra o narcotráfico, a lavagem de dinheiro, o tráfico de pessoas, o fluxo migratório e o controle de pessoas e armas na fronteira.

As autoridades também deverão incluir propostas relativas aos roubo de veículos, aviões e meios de transporte em geral. As ações serão coordenadas pelos governos da Bolívia e do Brasil. Representantes dos governos de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Rondônia também serão chamados.

Participarão das reuniões os ministros da Justiça, José Eduardo Cardozo (Brasil), e do governo, Carlos Romero (Bolívia), da Defesa Social e Substâncias Controladas, Felipe Cáceres (Bolívia), assim como assessores dos dois países.

Estarão presentes a secretária nacional de Segurança Pública Regina Miki (Brasil), o secretário nacional de Políticas sobre Drogas (Senad), Vitore André Zilio Maximiano (Brasil), o chefe do setor de Defesa e Luta contra o Tráfico e Delitos, Ruis Vasconcellos (Bolívia), além dos chefes da Polícia Federal.

Também deverão participar o diretor da Força Especial da Luta contra o Narcotráfico, Gonzalo Quezada (Bolívia), o coordenador-geral do Conselho Nacional de Luta contra o Tráfico Ilícito de Drogas, Sabino Mendoza, e assessores.

*Com informações da agência pública de notícias da Bolívia, ABI

Edição: Graça Adjuto