Polícia Federal prende 15 pessoas no Acre, entre elas sobrinho do governador

10/05/2013 - 14h29

Marcos Chagas
Repórter da Agência Brasil

Brasília – Todos os 15 mandados de prisão expedidos hoje (10) contra servidores públicos e autoridades do governo do Acre e da prefeitura de Rio Branco já foram cumpridos pela Polícia Federal (PF). Os acusados estão na Superintendência da PF no estado prestando depoimento e logo depois serão encaminhados ao sistema prisional. Eles foram presos no âmbito da Operação G-7, que investiga esquema de corrupção com empreiteiras.

Entre os presos estão o secretário de Obras do governo do Acre, Wolvenar Camargo; o diretor do Departamento de Gestão Urbana da prefeitura de Rio Branco, Assurbanipal Mesquita; e o diretor de Análise Clínica da Secretaria Estadual de Saúde, Tiago Paiva, sobrinho do governador Tião Viana.

O superintendente da Polícia Federal no estado, Marcelo Sálvio Rezende, disse à Agência Brasil que os depoimentos prosseguirão nos próximos dias, quando deverão ser ouvidos outros agentes públicos e da iniciativa privada. Segundo ele, uma vez concluída a fase dos depoimentos, as informações serão confrontadas e “as investigações poderão ser ampliadas com o surgimento de novos nomes”.

A Operação G-7 mobilizou 150 policiais de diversas localidades do país, que cumpriram também 34 mandados de busca e apreensão em órgãos públicos nos municípios de Rio Branco e Tarauacá. Os investigados por fraude em licitações de obras públicas podem responder pelos crimes de formação de cartel, falsidade ideológica, corrupção ativa e passiva, formação de quadrilha, fraude à licitação e desvio de recursos públicos.

Em nota, o governador do Acre, Tião Viana, disse que seu governo dará “irrestrito apoio” às investigações da Polícia Federal que levaram à deflagração, nesta manhã, da Operação G-7. Na nota,  Tião Viana relatou que seu governo é “absolutamente transparente no exercício de suas funções e intransigente na defesa dos valores morais da função pública e pessoal”.

Edição: Davi Oliveira//A matéria foi alterada às 18h34, do dia 13/05/2013, para corrigir o nome do secretário municipal de Desenvolvimento e Gestão Urbana de Rio Branco. Anteriormente, a matéria dizia que era Fernando de Mello Franco, quando, na verdade, o secretário é Luiz Antonio da Rocha//Matéria alterada às 13h08 do dia 14/05/2013 para corrigir informação repassada equivocadamente pela Polícia Federal. O secretário Luiz Antonio da Rocha não foi investigado pela operação e sim o diretor do Departamento de Gestão Urbana da prefeitura de Rio Branco, Assurbanipal Mesquita

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir as matérias é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil