Descontração marca encontro entre Dilma e o presidente egípcio Mouhamed Mursi

08/05/2013 - 17h11

Renata Giraldi
Repórter da Agência Brasil

Brasília – O clima de descontração predominou hoje (8) no encontro da presidenta Dilma Rousseff com o presidente do Egito, Mouhamed Mursi, em Brasília. Ao aguardá-lo na entrada do Palácio Itamaraty, Dilma fez sinal de positivo aos jornalistas, para indicar sua satisfação com a eleição do brasileiro Roberto Carvalho de Azevêdo como diretor-geral da Organização Mundial do Comércio (OMC). Depois, com um sorriso Dilma apresentou os jornalista a Mursi: “This is the most beautiful press” (em português: Esta é a imprensa mais bela).

Durante o almoço no Itamaraty, o brinde entre os presidentes e os convidados foi com suco de frutas, em respeito à religião muçulmana, que veta a ingestão de bebida alcoólica. Ao discursar, Dilma lembrou do legado dos povos árabes para a cultura brasileira. Ela mencionou a musicalidade presente nos ritmos do choro e do samba, assim como a tabuada. Também brincou com o fato de na obra do escritor baiano Jorge Amado haver uma profusão de personagens de origem árabe. “Tem Nacib e Abdalas”, brincou.

Mursi retribuiu as deferência de maneira simpática e desejou sorte ao Brasil, na Copa do Mundo de 2014. O futebol também é considerado o esporte nacional dos egípcios e em dias de grandes jogos, o país praticamente para.

O presidente do Egito veio para o Brasil para uma visita que acaba amanhã (9). Sua equipe tem quatro jornalistas, dos quais duas são mulheres e usam trajes muçulmanos, como o lenço cobrindo o cabelo. Para a jornalista egípcia Amani Maged, usar o lenço no Brasil não é um desconforto. “Para mim é normal. Não me limita em nada e eu me sinto livre”, disse ela.

Edição: Denise Griesinger

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir as matérias é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil