Sobe para 540 número de mortos no colapso do edifício em Bangladesh, diz exército

04/05/2013 - 13h34

 

Da Agência Lusa

Daca – O número de mortos no desabamento de um edifício que abrigava fábricas têxteis nos arredores da capital de Bangladesh subiu hoje (4) para 540 pessoas, depois de terem sido resgatados mais 15 corpos entre os destroços do prédio, informou o major do exército, Sazzad Hossain.

O edifício de oito andares onde funcionavam cinco fábricas têxteis ruiu perto da capital Daca, no dia 24 de abril, deixando soterradas e presas mais de 3.000 pessoas. Foram resgatadas 2.437 pessoas com vida.

Relatórios preliminares de uma investigação conduzida pelo governo indicam que quatro grandes geradores elétricos localizados nos pisos superiores do edifício causaram o colapso, que é considerado o mais grave acidente industrial do país.

Bangladesh é o segundo maior produtor de roupas do mundo e a indústria têxtil constitui a base da sua economia. No entanto, apresenta índices de segurança considerados chocantes. Em novembro, por exemplo, 111 pessoas morreram num incêndio em uma fábrica.

O acidente levou a novas acusações, por parte de ativistas, de que as multinacionais ocidentais colocam os lucros à frente da segurança ao produzirem seus produtos em países onde os trabalhadores ganham menos de 40 dólares por mês.