Projeto das instalações olímpicas do Parque de Deodoro deve ser definido no fim de maio

02/05/2013 - 14h10

Vinícius Lisboa
Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro - A definição do projeto conceitual que orientará a construção do Complexo Esportivo de Deodoro, na zona oeste da capital, para os Jogos Olímpicos de 2016 deve ser concluída no final de maio, segundo o secretário estadual da Casa Civil, Regis Fichtner. Segundo ele, as etapas da obra estão dentro dos prazos do Comitê Olímpico Internacional.

Na manhã de hoje (2), o governo do estado divulgou as notas técnicas dos projetos dos seis consórcios concorrentes, que ainda serão avaliados ao longo do mês quanto aos custos. Aquele que combinar os melhores resultados nos dois quesitos será o escolhido.

"O Parque de Deodoro, onde serão realizados nove esportes, têm uma importância muito grande para o legado, porque é uma área da cidade que vai poder oferecer depois aos moradores daquela região uma opção de lazer e de práticas de esportes que é difícil encontrar naquela localidade", destacou.

Após a definição do projeto conceitual, serão traçados os planos executivos e básicos para a construção, e a obra propriamente dita deve ser licitada no fim deste ano, com início previsto para março de 2014.

O projeto conceitual, também chamado de masterplan, define como será a ocupação da área: de que modo serão dispostos os nove esportes, que soluções viárias serão adotadas e como se dará a circulação do público.

Além do Parque de Deodoro, haverá locais de competição na Praia de Copacabana, no complexo do Maracanã e no Parque Olímpico, na Barra da Tijuca. O polo de Deodoro contará com o Centro Nacional de Hipismo, o Centro Nacional de Tiro, a Arena Deodoro, o Parque de Pentatlo Moderno de Deodoro, o Parque Olímpico de Mountain Bike, o Estádio Olímpico de Canoagem Slalom e o Centro Olímpico de BMX.

Edição: Talita Cavalcante

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir as matérias é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil