Receita espera receber mais de 2 milhões de declarações ainda hoje

30/04/2013 - 11h18

Daniel Lima
Repórter da Agência Brasil

Brasília – A Receita Federal recebeu até as 10h40 de hoje (30) 23,157 milhões de declarações do Imposto de Renda 2013. Só ontem, foram 2,841 milhões de declarações e a expectativa do supervisor nacional do Imposto de Renda, Joaquim Adir, é que o Fisco totalize os 26 milhões de documentos esperados em 2013 até as 23h59min59s (horário de Brasília), quando termina o prazo.

“Ontem, foram enviados, em média, 200 mil documentos por hora, com picos de 250 mil. Esperamos nesta terça-feira o restante da declarações”, disse Joaquim Adir. Quem perder o prazo estará sujeito à multa mínima de R$ 165,74 ou de 20% sobre o imposto devido, prevalecendo o maior valor.

O programa gerador está disponível na página da Receita Federal desde 25 de fevereiro. Para transmitir a declaração, é preciso instalar também o Receitanet, que pode ser baixado no mesmo endereço.

A Receita publicou um passo a passo na internet com os procedimentos para a entrega da declaração. Está disponível ainda um manual com perguntas e respostas sobre o preenchimento do documento. O contribuinte também pode assistir a uma animação sobre a instalação do programa.

Além da internet, a declaração poderá ser entregue em disquetes de computador nas agências da Caixa Econômica Federal e do Banco do Brasil, durante o horário de funcionamento das agências. As regras para a entrega da declaração estão na Instrução Normativa 1.333.

 

Edição: Denise Griesinger

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir as matérias é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil