Ministro da Secretaria de Aviação Civil vistoria obras no aeroporto de Guarulhos

30/04/2013 - 15h54

Fernanda Cruz
Repórter da Agência Brasil

São Paulo – O ministro da Secretaria de Aviação Civil (SAC), Moreira Franco, vistoriou hoje (29) as obras de ampliação do Aeroporto Internacional de Guarulhos, na Grande São Paulo. Ele mostrou-se confiante em relação ao término das obras dentro do prazo. “Eu não tenho a menor dúvida de que a meta para 2014 será cumprida”, declarou o ministro após conhecer o novo edifício-garagem, que está praticamente pronto e será entregue em maio.

Moreira Franco checou também o andamento das obras do novo terminal de passageiros, o Terminal 3, que deve começar a operar em maio de 2014. Pelo contrato de concessão firmado em junho do ano passado, o edifício-garagem e o Terminal 3 deverão estar operando até a Copa do Mundo. Além dessas obras, também devem estar concluídas até a Copa, melhorias na pista, no pátio e nos terminais 1 e 2 do aeroporto.

“Após a Copa do Mundo, os terminais 1 e 2 também vão passar por uma grande reforma até as Olimpíadas”, disse Antônio Miguel Marques, presidente do consórcio GRU Airport, que administra o aeroporto.

O ministro informou que pretende montar na SAC um grupo de acompanhamento de obras. “Para que nós possamos não só obter as informações que vêm dos consórcios e das empreiteiras, como as informações da Infraero, para que esses contratos sejam rigorosamente cumpridos”, declarou.

Segundo Moreira Franco, a maior preocupação, no momento, é o cumprimento do cronograma nos aeroportos do país. “Estamos sendo pressionados não só pelos grande eventos, mas sobretudo, pelo aumento da quantidade de usuários do sistema aeroportuário brasileiro”, disse.

O presidente do consórcio GRU Airport garantiu que, no aeroporto de Guarulhos, a ampliação será executada dentro do prazo. “As obras do terminal de passageiros 3 estão rigorosamente em dia e vamos entregar a tempo”, disse. Com a conclusão do terminal, a expectativa é de que o aeroporto passe a receber 12,5 milhões de passageiros a mais por ano.

Atualmente, os terminais em funcionamento 1, 2 e 4 atendem a 35 milhões de passageiros por ano. Segundo Antônio Miguel Marques, entre a Copa do Mundo e as Olimpíadas, o Terminal 3 vai ser duplicado, elevando a capacidade do aeroporto para 60 milhões de passageiros ao ano.

O presidente do consórcio falou também sobre o programa de ampliação do monitoramento eletrônico no aeroporto. Segundo ele, em quatro anos, o número de câmeras de segurança espalhadas pelo Aeroporto Internacional de Guarulhos deve subir de 2 mil para 6 mil. “Vamos chegar a um nível de monitoramento de quase 100% do sítio aeroportuário, com a introdução de uma camada de inteligência nessas câmeras”.

Antônio Miguel Marques explica que esse sistema será capaz de identificar situações de insegurança. “Um exemplo: alguém deixou uma mala abandonada num determinado corredor do aeroporto. A câmera estará programada para, se não tiver movimento na mala em alguns segundos, aquela imagem subir imediatamente para o Centro de Monitoramento e enviar um alerta”, disse.

Veja aqui galeria de imagens

 

Edição: Denise Griesinger

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir as matérias é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil