Maria Bethânia encerra em junho programação do Ano do Brasil em Portugal

30/04/2013 - 17h14

Gilberto Costa
Correspondente da Agência Brasil/EBC

Lisboa – Recital da cantora Maria Bethânia vai encerrar a programação cultural do Ano do Brasil em Portugal. O espetáculo Bethânia e as Palavras será apresentado nos dias 7 e 8 de junho na cidade do Porto e no dia 10 de junho (data nacional de Portugal) em Lisboa.

O Ano do Brasil teve início em 7 de setembro (Dia da Independência do Brasil) do ano passado e acumulará até junho a realização de 294 eventos, dos quais 180 este ano – a metade deles no Espaço Brasil em Lisboa. Segundo a Fundação Nacional de Artes (Funarte), a principal atração brasileira durante o período são os shows de música (119 espetáculos).

Além da apresentação de cantores e bandas de diversos estilos musicais brasileiros, a programação concluirá com 56 peças de teatro, 26 exposições de arte visuais, 25 eventos de artes integradas (multimídia), 16 promoções literárias, além de 11 espetáculos de dança. A estimativa da Funarte é que, até o momento, 200 mil pessoas tenham assistido aos eventos.

Hoje (30), na estação do metrô da Baixa-Chiado em Lisboa (em frente ao Café A Brasileira), músicos do Brasil e de Portugal fizeram um show transatlântico com o concerto simultâneo para celebrar o Dia Internacional do Jazz (estabelecido pela Unesco).

Direto de São Paulo pela internet, os alunos da Faculdade de Música Souza Lima se apresentaram no show, que também teve a participação dos alunos da escola do Hot Clube de Portugal (Lisboa).

Na próxima quinta-feira (2), estreia em Lisboa o Festival de Peças de Um Minuto, com apresentações gratuitas da companhia de teatro paulista Parlapatões. Serão encenadas peças de teatro de apenas um minuto de duração. As peças serão apresentadas depois em São Paulo.

Ainda no dia 2, no Espaço Brasil (Lisboa), começará uma nova rodada de shows com programação focada em samba. Entre as atrações estão Zé Paulo Becker e Semente de Choro Jazz; Ana Costa e Grupo Moinho. Também será aberta a exposição Uma Casa Portuguesa com Certeza, que posteriormente será montada no Rio de Janeiro.

Edição: Davi Oliveira

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir as matérias é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil