Venda de gás da Bolívia para Brasil e Argentina no 1º trimestre já supera 2012

29/04/2013 - 8h27

Renata Giraldi*
Repórter da Agência Brasil

Brasília – A venda de gás natural da Bolívia para o Brasil e a Argentina, no primeiro trimestre de 2013, já superou o mesmo período de 2012. Os dados são do relatório preliminar do Instituto Nacional de Estatística (INE) do país, que registrou vendas totais de US$ 1,49 milhão apenas de janeiro a março, superando em 29,53% o acumulado dos mesmos meses de 2012, cujo registro foi US$ 1,15 milhão.

Os registros colocam a produção de hidrocarbonetos como a principal atividade econômica nas exportações naturais. O documento do INE informa que as exportações de gás e hidrocarbonetos representam 53,03% no total de exportações da Bolívia, seguida pelos produtos da indústria de manufaturados, com 24,38%, depois pela extração mineral, com 17,13%, e pelo agronegócio, com 4%.

A direção da UPFB informou que está em curso um “ambicioso programa de desenvolvimento”, que enfatiza a exportação e o aperfeiçoamento de vários setores com a finalidade de incrementar progressivamente a produção nacional de gás natural e hidrocarbonetos líquidos e associados.

*Com informações da agência pública de notícias da Bolívia, ABI 

Edição: Graça Adjuto