Presidente paraguaio recebe relato sobre ação de delinquentes na fronteira com o Brasil

29/04/2013 - 7h04

Renata Giraldi*
Repórter da Agência Brasil

Brasília – O presidente do Paraguai, Federico Franco, reuniu-se com o jornalista Aníbal Gómez, que tem escolta policial por sofrer ameaças de morte. Gómez reiterou que a região fronteiriça de Pedro Juan Caballero é uma “terra fértil” para a ação dos narcotraficantes. A cidade de Pedro Juan Caballero é a capital da região de Amambay e fica próxima a Ponta Porã (em Mato Grosso do Sul), sendo apontada como ponto de referência para o comércio na região.

Gómez disse a Franco que os jornalistas que atuam na região de Pedro Juan Caballero vivem sob clima de tensão. Segundo ele, a região fronteiriça está permanentemente sob a aura da insegurança.

“Pedro Juan Caballero se tornou terra  fértil para os maiores delinquentes que se pode imaginar. Os mais luxuosos [delinquentes], que usam caminhonetes caras, estão sempre correndo nas ruas da cidade”. “É possível ver delinquentes com [fuzis do tipo] AK 47, que usam caminhonetes blindadas, correndo pelas ruas, sem nenhum tipo de contole, fazendo alarde e não há ninguém que possa evitar.”

Para Gómez, os principais desafios que o novo governo do presidente eleito Horacio Cartes deve enfrentar incluem a busca pela consolidação da segurança interna por intermédio de um controle rigoroso para melhorar a situação na região fronteiriça de Pedro Juan Caballero.

*Com informações da agência pública de notícias do Paraguai, Ipparaguay 

Edição: Graça Adjuto