Paraguai: integrantes do atual governo e da equipe do presidente eleito se reúnem

26/04/2013 - 11h15

Renata Giraldi*
Repórter da Agência Brasil

Brasília – Integrantes do governo do presidente do Paraguai, Federico Franco, e do presidente eleito, Horacio Cartes, reuniram-se ontem (25), pela primeira vez, em Assunção, a capital do país. A reunião foi coordenada pelo vice-presidente Oscar Denis. No encontro, foi elaborado um cronograma de atividades até a posse do presidente eleito em 15 de agosto. No começo desta semana, Cartes se reuniu com Franco.

Anteriormente, as autoridades paraguaias informaram que as prioridades são as negociações para o fim da suspensão do Paraguai do Mercosul e da União de Nações Sul-Americanas (Unasul). O país foi suspenso porque os líderes regionais concluíram que houve o rompimento da ordem democrática durante o processo de impeachment do então presidente Fernando Lugo.

Paralelamente, a equipe de transição terá acesso a dados relativos à economia, cujos temas foram colocados também como prioritários pelo presidente eleito. Pelo lado do governo, participaram da reunião Denis, os ministros José Félix Fernández Estigarribia (das Relações Exteriores), Carmelo Caballero (Interior) e Manuel Ferreira (Fazenda).

Pela equipe de Cartes participaram Juan Carlos López Moreira, como coordenador, a ex-chanceler Leila Rachid e o economista Germán Rojas Irigoyen. Cartes coordena a distância as conversas porque está de repouso, por recomendação médica. O presidente eleito sofre de dores causadas por uma hérnia de disco.

Acompanharam as conversas ontem o vice-ministro das Relações Exteriores, Antonio Rivas Palacios, o vice-ministro de Relações Econômicas e de Integração, Manuel María Cáceres, o vice-ministro de Administração e Assuntos Técnicos, Julio César Arriola, a diretora-geral de Gabinete, Wilma Patricia Frutos Ruiz, e o diretor-geral de Protocolo, Federico González.

*Com informações da agência pública de notícias do Paraguai, Ipparaguay

Edição: Graça Adjuto