Deputado Emanuel Fernandes vira réu no STF por desvio de recursos públicos

25/04/2013 - 17h25

Débora Zampier
Repórter da Agência Brasil

Brasília – O deputado federal Emanuel Fernandes (PSDB-SP) tornou-se réu em ação penal aberta hoje (25) pelo Supremo Tribunal Federal (STF). Por unanimidade, a Corte entendeu que há indícios de que o parlamentar participou de um esquema de desvio de verbas públicas na época em que era prefeito de São José dos Campos. Ele exerceu o cargo entre 1997 e 2004.

Segundo denúncia do Ministério Público, o político desviou recursos públicos em proveito da empresa Refeicheque Administração Ltda. no fornecimento de auxílio alimentação a funcionários municipais.

O procurador-geral da República, Roberto Gurgel, apontou hoje que o contrato foi fechado em desacordo com a Lei de Licitações, além de apresentar  irregularidades, como lançamento de nomes de servidores em duplicidade e inclusão de estagiários, que não poderiam receber o benefício.

Os advogados do parlamentar disseram que o pagamento de auxílio alimentação estava apoiado em lei municipal aprovada na administração anterior, em 1994. Também argumentaram que o político não teve intenção de cometer crime, pois desconhecia a ilegalidade.  

O relator do caso, ministro Luiz Fux, disse que o Supremo tem grande cuidado ao abrir ações penais, pois isso prejudica os acusados, mas destacou que, neste caso, a medida era necessária. “Mesmo declarada irregular pelo Tribunal de Contas do estado, o prefeito persistiu na atividade ilícita, engendrou vários aditivos considerados superfaturados”.

O ministro destacou que a empresa apontada como favorecida é investigada em em outros processos, e que os indícios contra o político são fortes o suficiente para que o mesmo ocorra no STF.  “Há dúvida bastante razoável sobre cometimento de delito”, completou.

Edição: Beto Coura

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir as matérias é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil