Presidente francês diz que vai sancionar lei que autoriza casamento entre pessoas do mesmo sexo

24/04/2013 - 13h03

Renata Giraldi*
Repórter da Agência Brasil

Brasília – O presidente da França, François Hollande, disse hoje (24) que a lei que autoriza o casamento entre pessoas do mesmo sexo e a adoção por esses casais acompanha a evolução da sociedade no sentido de “mais liberdade e igualdade”. Hollande disse que vai sancionar o texto, aprovado ontem (23) pelo Parlamento.

A discussão sobre o tema ocupou os debates, nos últimos meses, e se intensificou na véspera da votação do texto. O projeto ainda depende de decisão do Conselho Constitucional, pois a União do Movimento Popular (UMP) recorreu à instituição na tentativa de derrubar a aprovação do texto. Mas Hollande já disse que pretende sancionar o texto.

“Assim que [o Conselho Constitucional] se pronunciar, sancionarei a lei”, disse Hollande, acrescentando que, ultrapassadas as questões relacionadas à votação, os franceses devem voltar a atenção para o que é “essencial: o emprego, a recuperação econômica e a confiança”.

Com a lei, a França passará a ser o 14º país do mundo a aprovar a legalização do casamento entre pessoas do mesmo sexo e o nono entre os europeus. Portugal, a Holanda, a Bélgica, a Espanha, a Noruega, a Suécia, a Islândia e a Dinamarca já haviam aprovado a medida.

A controvérsia sobre o assunto levou à punição de três deputados da oposição, que foram multados por terem tido um comportamento considerado inadequado durante a votação na Assembleia Nacional. O valor da multa é 1,4 mil euros (cerca de R$ 3 mil) para cada um.

*Com informações da agência pública de notícias de Portugal, Lusa // Edição: Juliana Andrade