No aniversário da Embrapa, Gleisi Hoffmann define agricultura como prioridade

25/04/2013 - 0h25

Marcelo Brandão
Repórter da Agência Brasil

Brasília - A ministra-chefe da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, discursou para uma plateia de investidores e parceiros da  Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), no evento que celebrou o 40º aniversário da estatal. Gleisi disse que a agricultura é uma das prioridades do governo Dilma Rousseff. “Para o governo federal, a questão agrícola é uma prioridade. Por isso que estamos determinados a continuar investindo na eficiência e na competitividade da produção agrícola brasileira”.

Gleisi também apontou como novos desafios para o setor o enfrentamento às mudanças climáticas e adaptação de plantio ao solo do Nordeste do país. “De uma nova geração de desafios com os quais nos defrontamos a partir de agora, destaco a necessidade de adequar procedimentos e de desenvolver pesquisa agrícola para fazer frente às mudanças climáticas. Isso é especialmente importante no Brasil, onde temos grande variação de clima em razão da vastidão do nosso território. Outro desafio é a produção de cultiváveis adaptados ao semiárido brasileiro”.

O ministro da Agricultura, Antônio Andrade, adotou discurso otimista e promete trabalho do governo. “Hoje, em reunião com a presidenta, ela cobrava do ministério ações que pudessem trazer tranquilidade aos nossos produtores, que aumentássemos cada vez mais a nossa produção. A nossa produção agropecuária, que cresce a quase 10% ao ano, cresceu muito mais do que a nossa capacidade de fazer os investimentos que se fazem necessários. Mas estamos trabalhando muito”.

Edição: Fábio Massalli

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir as matérias é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil