Infraero e operadoras fecham acordo para instalação de antenas de celular em aeroportos

24/04/2013 - 15h43

Pedro Peduzzi
Repórter da Agência Brasil

Brasília – A Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) e operadoras de telefonia móvel fecharam acordo que permitirá a instalação de antenas para celulares nos aeroportos administrados pela estatal.

Uma das dificuldades para selar o acordo era a definição dos valores a serem cobrados pelo aluguel do espaço. De acordo com o ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, as operadoras irão pagar R$ 3 mil mensais pela área nos grandes aeroportos.

“Fui informado agora há pouco de que esse acordo entre as operadoras e a presidência da Infraero foi fechado, para antenas de [telefonia de] terceira e quarta gerações (3G e 4G)”, disse Paulo Bernardo, após participar de audiência pública na Câmara dos Deputados.

Segundo o ministro, o valor será inferior para o aluguel das áreas em aeroportos de pequeno porte. “Claro que esse valor será menor para os aeroportos de menor porte. Isso significa que todos os aeroportos da Infraero terão [em breve] as antenas instaladas”. Paulo Bernardo acrescentou que o acordo poderá servir de referência para estipular o valor de instalação de antenas de telefonia em aeroportos sob outras administrações.

O governo estuda ainda a concessão de benefícios e mudanças na legislação para empresas brasileiras e estrangeiras instalarem seus data centers no Brasil.

Edição: Carolina Pimentel

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir as matérias é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil