No Dia de São Jorge, fiéis lotam igrejas no Rio

23/04/2013 - 13h58

Paulo Virgilio
Repórter da Agência Brasil

                        

 

Brasília - Desde as primeiras horas da manhã de hoje (23), milhares de fiéis lotam as igrejas dedicadas a São Jorge na cidade do Rio de Janeiro para expressar sua devoção ao santo guerreiro que, no sincretismo religioso afro-brasileiro, corresponde ao orixá Ogum. A enorme devoção popular a São Jorge, no Rio de Janeiro, acabou por fazer do dia 23 de abril, dedicado ao santo, um feriado, primeiramente municipal, e desde 2008, também estadual.

Na igreja do bairro de Quintino, na zona norte da cidade, a celebração começou às 5h, com uma missa. Milhares de fiéis lotam o templo para assistir às missas, realizadas de hora em hora, acender velas, colocar flores e fazer promessas ao santo. Está prevista para as 16h a saída da procissão que percorrerá a Rua Clarimundo de Melo, a principal do bairro, que está fechada ao tráfego.

No Centro, a Igreja de São Gonçalo Garcia e São Jorge, na Praça da República, também registra grande movimentação de fiéis, que chegam a ficar cerca de uma hora e meia na fila para entrar no templo. Às 9h foi realizada uma missa campal, seguida de procissão. Mesmo com o feriado, com tráfego reduzido em quase todas as vias da cidade, o fluxo de veículos é intenso na Avenida Presidente Vargas, no sentido Candelária, principalmente no trecho próximo à igreja.

A festa de São Jorge também é comemorada com missas e procissões nas igrejas dedicadas ao santo nos bairros de São Cristóvão, na zona norte, e de Santa Cruz, na zona oeste. Em todo o estado, os devotos promovem ainda festas particulares em homenagem ao santo guerreiro.

 

 

 Edição: Lílian Beraldo

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir as matérias é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil