Agência vê riscos de novos acidentes na Usina de Fukushima

22/04/2013 - 17h16

Renata Giraldi*
Repórter da Agência Brasil

Brasília – A Agência Internacional de Energia Atômica recomendou hoje (22) que a empresa Tokyo Electric Power, que administra a Usina Nuclear de Fukushima, no Nordeste do Japão, melhore as condições dos equipamentos para evitar a repetição de acidentes. Em março de 2011, um terremoto seguido de tsunami provocou explosões e vazamentos na usina.

Em comunicado, a agência faz a recomendação à empresa administradora da usina. Segundo o texto, a empresa deve também rever a estratégia "para melhorar a gestão das radiações emitidas no local, particularmente aquelas criadas pelo armazenamento de água radioativa acumulada" na usina.

A companhia de eletricidade deve armazenar mais de 250 mil toneladas de água radioativa, mas confronta-se com vazamentos em três dos sete reservatórios subterrâneos. Na semana passada, começou uma operação de transferência de parte do material radioativo, que deve ser concluída até junho.

"A água acumulada no local é o maior problema; é preciso adotar uma estratégia nova para gerir esta enorme quantidade", ressaltou o chefe da missão da agência, Juan Carlos Lentijo. "É necessário reforçar o controle dos riscos de vazamentos.”

Lentijo lembrou que incidentes podem ocorrer, mas é preciso ter capacidade de responder e reagir. "A administradora da usina está preocupada por ter perdido a credibilidade entre o público. É necessário introduzir medidas adicionais para conquistar a confiança da sociedade", disse o especialista.

*Com informações da agência pública de notícias de Portugal, Lusa 

 

Edição Beto Coura

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir as matérias é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil