Secretaria de Saúde do Rio vai recorrer de multa a secretário

21/04/2013 - 17h40

Flávia Villela
Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro - A Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro, informou que vai recorrer, por meio da Procuradoria-Geral do Estado, da decisão da 11ª Vara Federal do Rio de multar em R$ 5 mil o secretário  Sérgio Côrtes em caso de não cumprimento da reativação do serviço de transplantes do Hospital Federal de Bonsucesso, zona norte da cidade, no prazo de 15 dias.

A assessoria de comunicação da secretaria informou hoje (21) que, por se tratar de uma unidade federal, gerenciada pelo Ministério da Saúde, o secretário não pode contratar profissionais nem fazer reformas no centro cirúrgico para retomar o serviço de transplantes na unidade federal. “A única medida que poderia ser feita pela esfera estadual já foi providenciada: a criação de um serviço substituto ao Hospital Federal de Bonsucesso”, disse a assessoria.

O governo estadual criou em fevereiro de 2013 o Centro Estadual de Transplantes, que desde então fez 45 transplantes de rim e fígado em adolescentes e adultos. A secretaria explicou que o Hospital Federal de Bonsucesso começou a encaminhar os seus pacientes renais infantis para o Hospital Estadual da Criança na semana passada e que agendou as primeiras consultas para esta segunda-feira (22).

Desde o fechamento do setor de transplantes do Hospital Federal de Bonsucesso, em 15 de dezembro de 2012, não foi feito nenhum transplante renal em crianças nas unidades de saúde do estado do Rio de Janeiro, o que resultou em uma ação civil protocolada pela Defensoria Pública da União. A ação, protocolada em 19 de março, tem o objetivo de pressionar o Ministério da Saúde a recompor a equipe médica de transplantes do Hospital Federal de Bonsucesso em 15 dias.  

Edição: Fábio Massalli

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir as matérias é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil