Rio de Janeiro vacina 29% do público-alvo no Dia D da vacinação contra a gripe

21/04/2013 - 12h36

Flávia Villela
Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro – A capital fluminense vacinou 29% do público-alvo da campanha de vacinação contra a gripe no Dia D de Mobilização, feita ontem (21). A meta da Secretaria Municipal de Saúde é imunizar 80% de cada um dos grupos que compõem o público-alvo, o que representa pouco mais de 1 milhão de pessoas. Foram cerca de 108 mil pessoas vacinadas, totalizando mais de 380 mil desde o início da campanha, no dia 15.

Os postos de saúde e clínicas da Família retomam a vacinação na próxima quarta-feira (24), após o feriado de São Jorge. Para o Dia D, a Secretaria Municipal de Saúde disponibilizou cerca de 360 postos de vacinação em toda a cidade, em unidades de saúde, igrejas, escolas e creches, praças, associações de moradores, pontos comerciais, entre outros, envolvendo 5 mil profissionais de saúde.

A Campanha de Vacinação contra a Gripe, que vai até o dia 26, é voltada para pessoas com 60 anos ou mais, crianças de 6 a 23 meses, indígenas, gestantes, mulheres no período de até 45 dias após o parto, doentes crônicos e profissionais da saúde, que são os mais vulneráveis às complicações da gripe, incluindo pneumonias e óbitos. Segundo a prefeitura, cerca de 300 mil idosos foram vacinados, grupo mais numeroso e sensível ao agravamento da doença.

A vacina protege contra os três subtipos do vírus da gripe que mais circularam no inverno passado (A-H1N1 ou gripe suína, A-H3N2 e influenza B). Ainda segundo a Secretaria de Saúde, estudos mostram que a imunização pode reduzir entre 32% e 45% o número de hospitalizações por pneumonias e de 39% a 75% a mortalidade por complicações da influenza.
 
Os endereços das unidades de saúde que oferecem a vacina podem ser consultados pela Central 1746 ou pelo site http://www.rio.rj.gov.br/web/smsdc.

Edição: Fábio Massalli // matéria atualizada às 15h58 para informar o novo número de vacinação da Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir as matérias é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil