Cerimônia de posse de Maduro vai contar com representantes de 47 países

19/04/2013 - 14h14

Leandra Felipe*
Correspondente Agência Brasil/EBC

Bogotá - A cerimônia de posse do presidente eleito da Venezuela, Nicolás Maduro, deve ser iniciada daqui a pouco às 13h no horário de Caracas (14h30, em Brasília). O vice-presidente do país, Jorge Arreaza, informou que delegações de 47 países participarão do ato de juramentação do presidente na Assembleia Nacional. Comparecerão ao evento 17 chefes de Estado e de Governo. A presidenta Dilma Rousseff já está em Caracas para a cerimônia.

Dilma e outros sete chefes de Estado chegaram à Venezuela diretamente de Lima, no Peru, depois de participarem de uma reunião extraordinária da União das Nações Sul-Americanas (Unasul), que discutiu o cenário político de tensão que o país vive esta semana depois das eleições de domingo(14). Trinta e três delegações que integram a Comunidade dos Estados Latino Americanos e Caribenhos (Celac) já estão na capital venezuelana. O presidente do México, Enrique Peña Nieto, não confirmou presença no evento, assim como o chileno Sebastían Piñera. O presidente do Irã, Mahmoud Ahmadinejad, já está em Caracas para assistir a posse.

Após a posse será realizado um desfile cívico-militar pela Avenida Los Próceres de Caracas, em comemoração à data em que os venezuelanos deram o primeiro passo para sua independência - 19 de abril de 1810.

O governo convocou a população para prestigiar o presidente Maduro e anunciou que estão previstas grandes concentrações populares próximo à assembleia e em mais sete avenidas da cidade.

Nicolás Maduro venceu as eleições com 50,78% dos votos e derrotou o candidato oposicionista Henrique Capriles, que obteve 48,95% dos votos. O Conselho Nacional Eleitoral fará uma auditoria nas urnas eletrônicas que ainda não foram verificadas, cerca de 46%. A solicitação foi feita pela oposição que se negava a reconhecer o resultado sem a "recontagem dos votos".

 

*Com informações da Multiestatal Telesur   //      Edição: Lílian Beraldo

 

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir as matérias é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil