Ministério da Cultura distribuirá R$ 15 milhões para eventos na Copa

18/04/2013 - 16h04

Isabela Vieira
Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro - O governo federal deve divulgar em maio edital de R$ 15 milhões para atividades artísticas culturais na Copa do Mundo de 2014. Segundo a secretária-executiva do Ministério da Cultura, Jeanine Pires, a ideia é fazer cerca de 300 eventos nas 12 cidades-sede da competição internacional.

“O edital está em fase de finalização, ainda não foi publicado, mas a ideia central é permitir que qualquer tipo de manifestação cultural possa se apresentar nas 12 cidades-sede e no seu entorno, que seja qualquer manifestação do Brasil”, afirmou à Agência Brasil. “As pessoas vão poder se inscrever em diferentes categorias e valores de participação”, acrescentou.

A expectativa é financiar atividades no cinema, no teatro, na literatura, na dança, na arte contemporânea e atividades que envolvam inovação e criatividade, por exemplo.

Em entrevista no Fórum Cultural Olímpico e Paralímpico, no Rio, a secretária explicou que o objetivo é organizar uma programação cultural em conjunto com os municípios e estados e ocupar não só os espaços culturais, mas também as áreas públicas, como ocorreu nas Olimpíadas de Londres. Para Jeanine, a experiência inglesa deve ser aplicada na Copa e nas Olimpíadas.

“Um ponto essencial que Londres conseguiu e que é preciso que o Brasil faça é: um único festival. Ou seja, ter a cidade, o estado, o comitê organizador e o governo federal, todos imbuídos de uma mesma programação que retrate essa realidade brasileira”, declarou.

Durante o fórum cultural olímpico, a diretora da Olimpíada Cultural & Festival Londres 2012, Ruth Mackenzie, lembrou que a competição é a grande chance de os países se apresentarem ao mundo, graças à exposição midiática. Ela lembrou que boa parte dos jornalistas internacionais que cobriram o evento não tinha ingresso para as competições e disputava as atividades culturais.

“Tivemos mais de 40 mil jornalistas no Reino Unido, de todos os países do mundo, e eles não tinham bilhetes para assistir o esporte. Eles vieram para nós [para a área cultural]. Então, usem o programa para mostrar quem são vocês. Para mostrar ao mundo seus valores, para mostrar ao mundo um retrato da diversidade do  Brasil", disse. “É apenas uma chance na vida e é formidável”, completou.

 

Edição: Lílian Beraldo

 

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir as matérias é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil