Índios deixam plenário da Câmara e negociam com presidente

16/04/2013 - 20h50

Iolando Lourenço
Repórter da Agência Brasil
 

Brasília - Após apelo do presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), os índios que ocuparam o plenário da Casa no final da tarde já deixaram o local dentro do prazo estipulado pelo presidente, de dez minutos. Neste momento, os líderes indígenas fazem um ritual de dança no Salão Verde, da Câmara, em que pedem força aos deuses. 

O presidente Henrique Alves está reunido com dez lideranças indígenas e alguns líderes partidários para buscar uma saída para a reivindicação dos índios, que protestam contra a criação de uma comissão especial para analisar a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 215, que transfere ao Congresso Nacional a competência de demarcar terras indígenas e quilombolas.

A pedido de Henrique Alves, os líderes partidários concordaram em suspender temporariamente a indicação dos nomes para compor a comissão especial. A medida é para tentar acalmar os ânimos das etnias indígenas, que ocuparam o plenário.

 

Edição: Carolina Pimentel

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir as matérias é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil