Brasil presta solidariedade a Irã e Paquistão em decorrência de terremoto

16/04/2013 - 14h30

Renata Giraldi
Repórter da Agência Brasil

Brasília –  O governo do Brasil prestou hoje (16) solidariedade aos iranianos e paquistaneses em decorrência do terremoto de 7,5 graus na escala Richter que atingiu nesta terça-feira o Sudeste do Irã, na fronteira com o Paquistão, e matou pelo menos 40 pessoas. Em nota, o Ministério das Relações Exteriores, Itamaraty, lamentou o ocorrido.

“O Brasil transmite suas condolências e solidariedade aos familiares das vítimas, ao povo e aos governos do Irã e do Paquistão”, diz o texto.
 
As autoridades do Irã declararam estado de emergência na região por considerar elevada a gravidade dos tremores. Só na região de Baluchistão, no Paquistão, perto da fronteira com o Irã, pelo menos nove pessoas morreram e 100 ficaram feridas. Casas foram destruídas.

De acordo com especialistas, a intensidade dos tremores foi tão elevada que pôde ser percebida em Nova Delhi, na Índia, movimentando prédios, e também no litoral do Bahrein, do Kuwait, de Omã, da Arábia Saudita e dos Emirados Árabes Unidos.

O Centro Sismológico do Irã informou que o epicentro do terremoto ocorreu às 15h14 (7h14 em Brasília), a 95 quilômetros da cidade de Saravan. Equipes médicas e integrantes da Sociedade Crescente Vermelho Iraniano (organização não governamental) estão no local, que é uma área pouco povoada e rural.

Edição: Davi Oliveira

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir as matérias é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil