Brasil vai apoiar desenvolvimento da indústria de defesa de Angola

12/04/2013 - 19h17

Luciano Nascimento
Repórter da Agência Brasil

Brasília – O governo brasileiro firmou declaração de intenções com Angola voltada para a cooperação na área de defesa. O anúncio foi feito durante reunião bilateral entre os ministros de Defesa, Celso Amorim, e de Angola, Cândido Van-Dúnem, que ocorreu ontem (11) à noite. Os ministros se encontraram na Latin American Aerospace e Defense (Laad), a maior feira de segurança da América Latina, realizada no Rio de Janeiro.

Nos termos da declaração, o governo brasileiro se compromete a cooperar no desenvolvimento da indústria de defesa angolana. De acordo com o comunicado conjunto emitido após a reunião, Amorim e Van-Dúnem ressaltaram que a cooperação se “constitui fator de desenvolvimento e geração de emprego, bem como de redução da dependência externa das Forças Armadas angolanas na aquisição de equipamentos e meios logísticos”.

A iniciativa deve intensificar a cooperação entre os dois países na área militar. Em fevereiro, o governo angolano comprou seis aviões de combate do Brasil, modelo A-29 Super Tucano, comercializado pela Embraer.

Os ministros abriram oficialmente o encontro entre empresários das principais indústrias brasileiras de defesa e representantes de empresas angolanas interessadas nos produtos nacionais. O objetivo é que novos encontros sejam realizados. “Os ministros orientaram suas respectivas equipes a dar seguimento à promoção de encontros empresariais entre representantes da indústria brasileira de defesa e representantes do setor em Angola”, diz o texto.

Edição: Davi Oliveira

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir as matérias é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil