Coreia do Norte comemora primeiro ano de Kim Jong-un no poder

11/04/2013 - 7h59

Renata Giraldi*
Repórter da Agência Brasil

Brasília - A Coreia do Norte comemora hoje (11) o primeiro aniversário de Kim Jong-un, cuja idade é incerta - pode ser 30 anos ou 31 anos, como líder do Partido dos Trabalhadores. Para os sul-coreanos, as comemorações marcam também o começo da instalação de mísseis prontos para serem lançados. Em editorial do jornal oficial do partido, o presidente norte-coreano é elogiado.

“A eleição de Kim Jong-un, nosso companheiro, como primeiro-secretário, foi um grande evento político” e um ponto de mudança nos esforços para consolidar o partido e construir uma nação poderosa”, diz o texto do jornal Rodong Sinmun, publicado pelo partido único da Coreia do Norte.

A emissora estatal de televisão, a KCNTV, mostrou hoje um documentário de Kim Jong-un em vários eventos no último ano. Em uma das imagens, ele aparece observando com binónculo uma área que indica ser a fronteira com a Coreia do Sul. “A história nunca viu um dirigente socialista como ele”, diz o texto do editorial. “[Kim] o homem número 1 em convicção e vontade”, ressalta o jornal.

A edição online do diário mostra também uma imagem do líder norte-coreano saudando a população na Praça Kim Il-sung, no centro da capital norte-coreana.

*Com informações da agência pública de notícias de Portugal, Lusa 

Edição: Graça Adjuto