Portugal confirma apoio à candidatura do Brasil na OMC

10/04/2013 - 19h10

Gilberto Costa
Correspondente da Agência Brasil/EBC

Lisboa – Portugal vai apoiar a candidatura do embaixador brasileiro Roberto Carvalho de Azevêdo ao cargo de diretor-geral da Organização Mundial do Comércio (OMC). O chanceler Antonio Patriota foi recebido no final da tarde de hoje (10) pelo primeiro-ministro Pedro Passos Coelho, no Palácio de São Bento, em Lisboa.

A escolha do diretor-geral da OMC está prevista para 31 de maio. A apresentação da candidatura brasileira e o pedido de apoio de Portugal e dos demais membros da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP) foi feito em fevereiro.

Além do interesse brasileiro na OMC, houve conversa sobre a reunião dos presidentes dos dois países. A expectativa de Portugal é que a Cimeira Luso-Brasileira ocorra no dia 10 de junho, Dia das Comunidades Portuguesas (Dia de Camões). O Brasil não confirmou a disponibilidade de agenda da presidenta Dilma Rousseff. Por causa de problema de agenda, a cimeira não ocorreu em setembro do ano passado.

Segundo o Itamaraty, há oito acordos prontos ou em finalização para serem assinados pelos presidentes. Entre eles, cooperações nas áreas de tecnologia e de educação – Portugal acolhe cerca de 5,5 mil estudantes brasileiros e é o principal destino dos estudantes de graduação do Programa Ciência sem Fronteiras.

Na reunião com Passos Coelho, Patriota também tratou do Acordo de Associação entre o Mercosul e União Europeia e do programa de privatizações de Portugal. No ano passado, empresas brasileiras tentaram sem sucesso adquirir as estatais portuguesas de distribuição de energia elétrica, administração aeroportuária e transporte aéreo.

Também recentemente, companhias privadas brasileiras fizeram grandes investimentos na indústria de cimento, na instalação de duas unidades de produção de material aeronáutico e na compra de hospitais.

A viagem do chanceler ainda prevê encontro com o secretário executivo da CPLP, Murade Isaac Miguigy Murargy; e com o ministro dos Negócios Estrangeiros de Portugal, Paulo Portas. De acordo com a assessoria de imprensa do primeiro-ministro Passos Coelho, haverá um comunicado conjunto após a reunião dos chanceleres amanhã (11).

Ainda na quinta-feira, Patriota visitará junto com o presidente da Câmara de Lisboa (prefeito), António Costa, o Espaço Brasil - o local alugado pela Fundação Nacional de Artes (Funarte) para promover espetáculos musicais, exposições e cine-clube durante a passagem do Ano do Brasil em Portugal. O local tem funcionamento previsto até junho, mas o governo brasileiro avalia a possibilidade de manter o espaço por mais tempo.

 

Edição Beto Coura

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir as matérias, é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil