G8 discute crises na Península Coreana e na Síria

10/04/2013 - 10h58

Renata Giraldi*
Repórter da Agência Brasil


Brasília – As crises que atingem a Síria, há dois anos, e a Península Coreana, desde que a Coreia do Norte ameaçou deflagrar uma guerra nuclear, são os principais temas de dois dias de discussões dos ministros das Relações Exteriores dos países mais industrializados do mundo, o chamado G8 (Estados Unidos, Japão, Alemanha, Reino Unido, França, Itália, Canadá e Rússia), em Londres. As reuniões começam hoje (10).
O ministro dos Negócios Estrangeiros (Relações Exteriores) do Reino Unido, William Hague, é o anfitrião do encontro. Confirmaram presença o secretário de Estado norte-americano, John Kerry, e a representante da União Europeia (UE) para a Política Externa, Catherine Ashton.

Hague disse que além dos conflitos em vários países, também serão debatidas questões de cibersegurança e de prevenção à violência sexual em áreas de guerra. Segundo ele, a questão da Síria será discutida em reunião separada com representantes da oposição do país.

Participarão das discussões o primeiro-ministro do governo provisório formado pela oposição síria, Ghassan Hitto e dois integrantes do Conselho Nacional Sírio, George Sabra e Soheir Atassi. Hague disse que o Reino Unido e a França defendem a manutenção do embargo à compra de armadas da Síria fixado pela União Europeia.

*Com informações da agência pública de notícias de Portugal, Lusa


Edição: Denise Griesinger

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir as matérias, é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil