Brasil assina venda de três Super Tucanos para o Senegal

10/04/2013 - 14h16

Vinícius Lisboa
Repórter da Agência Brasil


Rio de Janeiro – O ministro da Defesa, Celso Amorim, e o ministro das Forças Armadas do Senegal, Augustin Tine, assinaram hoje (10) contrato de compra de três aeronaves Super Tucano da Embraer, pelo país africano, em transação que será financiada pelo BNDES.

Antes de assinar o documento, o ministro brasileiro destacou que a aquisição faz parte de um processo de intensificação das relações do Brasil com o continente africano. O ministro informou ainda que a Força Aérea Brasileira e a Embraer vão cooperar na formação dos militares que utilizarão a aeronave.

O ministro senegalês declarou que o dia era importante, por abrir um precedente para outras negociações entre o Senegal e o Brasil. Tine ainda elogiou a qualidade dos aviões e chamou atenção para outros aspectos do país, como o Sistema Único de Saúde.

O presidente da Embraer Defesa e Segurança, Luiz Carlos Aguiar, que participou do anúncio oficial, disse que a procura pelo Super Tucano aumentou depois do acordo que prevê a venda de 20 aviões para os Estados Unidos, número que pode aumentar e chegar a 55. Segundo Celso Amorim, as aeronaves serão usadas até mesmo no Afeganistão.

Segundo Aguiar, no caso dos Estados Unidos, os aviões serão produzidos em território americano para facilitar a logística, pelo volume da aquisição e pela presença de fornecedores no país. Já os três aviões encomendados pelo Senegal serão produzidos em São Paulo, na unidade da empresa em Araraquara.
 

Edição: Denise Griesinger

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir as matérias, é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil