Quatro envolvidos em tentativas de compra de decisão judicial para liberação de traficantes são presos em Mato Grosso

09/04/2013 - 15h31

Yara Aquino
Repórter da Agência Brasil

Brasília - O Ministério Público de Mato Grosso deflagrou hoje (9) a Operação Assepsia para prender envolvidos em tentativas de compra de decisão judicial para a liberação de traficantes. Quatro pessoas foram presas. A ação faz parte da Operação Nacional contra a Corrupção, que ocorre simultaneamente em 12 estados.

A investigação constatou duas tentativas de suborno, no valor de R$ 1 milhão e R$ 1,5 milhão, de um assessor jurídico da Vara Especializada contra o Crime Organizado para que ele articulasse a revogação da prisão de traficantes da família Pagliucas. A negociação para a venda da decisão judicial não foi concretizada, conforme informou a assessoria de comunicação do Ministério Público de Mato Grosso.

Foram expedidos mandados de busca e apreensão e de prisão contra cinco pessoas. Estão presos Marcelo Santana, ex-estagiário de direito em escritórios de advocacia; Almar Busnello, advogado; Clodoaldo Souza Pimentel, servidor público do Poder Judiciário; e Milton Rodrigues da Costa, que atua em uma organização criminosa no ramo de tráfico de pasta base e cocaína. Adalberto Pagliuca Filho, que também integra a organização criminosa, está foragido.

O Ministério Público Estadual detalhou que na primeira tentativa de suborno o estagiário e o advogado envolvidos no esquema ofereceram dinheiro para que o assessor jurídico redigisse e submetesse ao magistrado decisão revogando a prisão dos criminosos. O estagiário teria dito que já havia um esquema montado para que um desembargador confirmasse a decisão em segunda instância. A segunda tentativa de suborno foi feita pelo servidor do Judiciário.

Os envolvidos no esquema de venda de decisão judicial deverão responder pelas práticas de crimes de exploração de prestígio e corrupção ativa, de acordo com o Ministério Público.

Edição: Juliana Andrade

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir as matérias é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil