Camex aprova alíquota zero para importação de algodão

09/04/2013 - 18h41

Mariana Branco
Repórter da Agência Brasil

 

Brasília – A Câmara de Comércio Exterior (Camex) do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior aprovou, na reunião de hoje (9), alíquota zero para a importação de fibras de algodão e aumentou a cota de trigo que pode ser importada sem taxa. A Camex já tinha aprovado alíquota zero para importação 1 milhão de toneladas de trigo e hoje o volume foi aumentado em mais 1 milhão. A desoneração é válida até 31 de julho.

No caso do algodão, a desoneração valerá para 80 mil toneladas, no período de 1º de maio a 31 de julho. Antes da desoneração, a alíquota dos dois produtos era 10%. A medida aprovada nesta terça-feira atende a reivindicações do setor privado: no caso do algodão, a  entressafra, que ocorre nos meses de maio, junho e julho, gera escassez de matéria-prima para o setor têxtil.

Quanto ao trigo, houve quebra de safra na Argentina, principal exportador para o Brasil. Por isso, o governo zerou a alíquota zero para países que não fazem parte do Mercosul.

A desoneração do trigo ajudará a conter a inflação, evitando que os preços de produtos alimentícios subam no mercado interno, disse o ministro do Desenvolvimento Agrário, Pepe Vargas.

Edição: Nádia Franco

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir as matérias é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil