Thatcher vai receber honras militares em cerimônia fúnebre

08/04/2013 - 13h45

Renata Giraldi*
Repórter da Agência Brasil

Brasília – A ex-primeira-ministra britânica Margaret Thatcher, 87 anos, que morreu hoje (8) vai receber honras militares e, não de Estado. Ainda não foram definidas data e horário para as cerimônias. A ex-primeira-ministra morreu em consequência de um acidente vascular cerebral (AVC).

A assessoria do governo britânico informou ainda que a cerimônia fúnebre ocorrerá na Catedral de São Paulo, em Londres, capital do Reino Unido. A cerimônia está sob responsabilidade do gabinete do primeiro-ministro, David Cameron. Após a cerimônia fúnebre, ocorrerá a cremação. Apenas amigos e parentes de Thatcher poderão acompanhar a parte final da cerimônia.

A Dama de Ferro, como ficou conhecida, estava afastada do poder, mas ocupou o cargo de primeira-ministra britânica por mais de 11 anos, entre 1979 e 1990. Em dezembro do ano passado, foi submetida a uma cirurgia para a retirada de um tumor na bexiga.

Thatcher foi uma das mais influentes figuras públicas do século 20. Seu legado teve efeito profundo nas políticas de seus sucessores, tanto conservadores como trabalhistas. O estilo considerado radical e agressivo definiu seus 11 anos no comando da Grã-Bretanha.

*Com informações da agência pública de notícias de Portugal, Lusa


Edição: Denise Griesinger

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir as matérias é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil