Atentado mata diplomata norte-americana no Afeganistão

07/04/2013 - 13h02

Da Agência Lusa

Brasília – Um atentado à bomba no Afeganistão matou nesse sábado (6) uma diplomata do Estados Unidos, além de três soldados e um civil norte-americanos. O atentado ocorreu na cidade de Zabul e foi reivindicado pelos talibãs, em sua página na internet Voz da Jihad. O ataque aconteceu no dia em que o general Martin Dempsey, chefe do Estado-Maior das Forças Armadas norte-americanas, chegou ao país.

O secretário de Estado norte-americano, John Kerry, lamentou as mortes no fim da noite de ontem. Kerry, que viajou para viajou para a Turquia, sublinhou que tinha encontrado a diplomata na semana passada em Cabul, capital afegã. "Inteligente, competente, ávida de servir e profundamente empenhada pelo nosso país", destacou o secretário sobre o perfil da servidora.

John Kerry explicou que os norte-americanos e afegãos estavam a caminho de uma escola para oferecer livros a estudantes, em Qalat, capital da província de Zabul, no Sul do país, quando foram alvos deste "ataque ignóbil". Ele enviou condolências aos parentes da diplomata e acrescentou que mais quatro funcionários do Departamento de Estado ficaram feridos no atentado de Zabul.

"Conhecemos muito bem os riscos que correm, nos nossos dias, os funcionários do Departamento de Estado, em casa e em todo o mundo", indicou Kerry, em comunicado. Ele acrescentou que está em contato com Chuck Hagel, secretário da Defesa, com a Casa Branca e outros responsáveis devido aos atentados no Afeganistão.

Outros dois ataques no Sul e no Leste do Afeganistão mataram seis membros da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), incluindo cinco norte-americanos.