Transpetro confirma vazamento de combustível em São Sebastião

06/04/2013 - 18h49

Bruno Bocchini
Repórter da Agência Brasil

São Paulo – A Petrobras Transporte (Transpetro) confirmou hoje (6) que por volta das 17h50 desta sexta-feira (5) foi detectado um vazamento de combustível marítimo no píer do Terminal Almirante Barroso (Tebar), em São Sebastião (SP). Não há informações ainda sobre a quantidade de óleo derramado.

“Imediatamente, equipes de contingência foram acionadas e, durante toda a noite e a madrugada, atuaram na contenção do vazamento e na remoção do produto. No local da ocorrência, no entorno do píer, o processo de limpeza está sendo concluído”, disse a empresa em nota.

Na manhã de hoje, os profissionais mobilizados pela Transpetro continuavam trabalhando para retirar o óleo. Segundo a empresa, o óleo alcançou as praias Deserta, Pontal da Cruz, Ponta do Lavapés e Portal da Olaria. A Transpetro trabalha com 27 embarcações e cerca de 300 pessoas para remover o produto. As causas do incidente estão sendo apuradas.

De acordo com a prefeitura de São Sebastião, passam pelo píer do terminal cerca de 55% do petróleo consumido em todo o país. A Vigilância Sanitária do município fez um alerta pedindo para que moradores e turistas não frequentem as praias da região central e do litoral norte até uma análise mais criteriosa dos impactos.

As praias que devem ser evitadas são: Porto Grande, Deserta, Ponta da Cruz, Arrastão, Portal da Olaria, São Francisco, Figueira, Cigarras e Enseada. Segundo a prefeitura, em toda a região afetada há relatos de forte cheiro de produto químico nas águas.

“Não sabemos ainda se é óleo, mas dá para afirmar que é um derivado de petróleo. O vazamento foi de grandes proporções, tanto que atingiu várias praias. Não podemos descartar que esse produto se espalhe ainda para as cidades vizinhas”, disse, em nota, o secretário de Meio Ambiente de São Sebastião, Eduardo Hipólito do Rego.

Edição: Andréa Quintiere

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir as matérias é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil