Regime de urgência para Estatuto da Juventude é protocolado na Mesa do Senado

04/04/2013 - 15h07

 

Marcos Chagas
Repórter da Agência Brasil

Brasília – O requerimento de votação em regime de urgência constitucional para o Projeto de Lei do Estatuto da Juventude já foi protocolado na Mesa Diretora do Senado. A secretária-geral da Mesa, Cláudia Lyra Nascimento, informou que o requerimento deve ser lido logo no início da sessão plenária de hoje (3) e votado após o encerramento da pauta.

Praticamente todos os líderes partidários assinaram o requerimento de urgência. Pelo regimento interno, para que um requerimento seja colocado em votação é necessário o apoio de todos os líderes de partidos ou blocos partidários, ou que representem pelo menos 54 senadores.

Segundo a secretária-geral da Mesa, o requerimento de urgência conta com apoio superior ao mínimo de senadores representados por líderes ou blocos. O líder da Minoria, Mário Couto (PSDB-PA), por exemplo, assinou o documento representando o seu partido e o Democratas, que também integra o bloco.

Pelo PMDB, o líder Eunício Oliveira (CE) defende a votação da urgência constitucional ao estatuto. Ele considera “um grande avanço”, por exemplo, a decisão de classificar como jovens, as pessoas com idade entre 15 e 29 anos.

“É uma delimitação que beneficiará todos, jovens e sociedade em geral, uma vez que, com regras claras, o poder público poderá incentivar, fomentar e subsidiar políticas que resultem em mais educação de qualidade, com a garantia de ensino fundamental e médio, obrigatório e gratuito”, argumentou o líder da maior bancada partidária do Senado.


Edição: Denise Griesinger

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir o material é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil