Farc têm mísseis capazes de derrubar aviões

03/04/2013 - 19h48

Leandra Felipe
Correspondente da Agência Brasil/EBC

Bogotá - As Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) têm adquirido mísseis terra-ar capazes de derrubar aviões, segundo o general John Kelley, chefe do Comando Sul dos Estados Unidos (EUA).

A informação foi divulgada em estudo apresentado pelo general nessa terça-feira (2), ao Congresso norte-americano. O Exército colombiano confirmou hoje ter conhecimento da existência do armamento.

Embora não tenha tido acesso ao documento dos EUA, o general Alejandro Navas, comandante das Forças Armadas da Colômbia, disse que ano passado, o exército colombiano encontrou pedaços dos mísseis.

"Não sabemos aonde e nem de quem os mísseis foram adquiridos, mas é certo que passaram por muitas mãos. São armas da 2ª Guerra Mundial e foram usadas no Afeganistão", acrescentou Navas, em entrevista ao jornal colombiano El Tiempo.

Segundo o general, os mísseis não podem ser subestimados. "É preciso estar em alerta, mas sabemos que este armamento nunca foi usado pelas Farc", declarou.

O ministro da Defesa do país, Juan Carlos Pinzón, falou sobre os mísseis, em tom diferente, desqualificando o potencial do arsenal. "Nossa inteligência encontrou este tipo de material bélico inútil, que já está destruído", afirmou na manhã de hoje.

O estudo apresentado nos Estados Unidos mostra que os mísseis foram adquiridos pelas Farc na tentativa de "equilibrar" o conflito, porque o Exército colombiano tem levado vantagem aérea nos combates.

"Os bilhões de dólares que as Farc arrecadam com o tráfico de drogas permite a compra deste tipo de míssil e financiar a construção de submarinos para o transporte da cocaína", disse John Kelley durante a audiência.

Quanto ao processo de paz entre as Farc e o governo colombiano, o general americano mostrou ceticismo. "O conflito interno está longe de terminar e um acordo na mesa de negociação não está garantido", opinou Kelley.

 

Edição: Beto Coura

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir as matérias é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil