Produção de bens de capital tem alta de 1,6% e aparece como único bom resultado da indústria

02/04/2013 - 13h41

Vitor Abdala
Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro – A produção de bens de capital teve alta de 1,6% entre janeiro e fevereiro deste ano, sendo o único segmento industrial a apresentar resultado positivo no período. Os bens de consumo duráveis, os semi e não duráveis e os bens intermediários tiveram quedas na produção. Os bens de capital englobam as máquinas e equipamentos usados na cadeia produtiva industrial, agrícola, de transportes, energia e construção civil.

O aumento da produção desse tipo de bens pode sinalizar uma disposição maior do empresário em investir, seja para aumentar sua produção, seja para modernizar sua empresa. “Isso pode representar um certo alento [diante do resultado negativo da indústria, que caiu 2,5% entre janeiro e fevereiro]”, disse o coordenador da Pesquisa Industrial Mensal do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), André Macedo.

Os bens de capital acumulam alta de 10,9% nos dois primeiros meses do ano, em relação ao final do ano passado. Na comparação com o primeiro bimestre de 2012, a alta acumulada é 13,3%. O setor havia tido quedas nos quatro trimestres de 2012, neste tipo de comparação.

Entre os setores que se beneficiaram do bom momento para bens de capital estão as máquinas e equipamentos para indústria, que tiveram alta de 0,4% no primeiro bimestre deste ano, em relação ao mesmo período do ano passado; os bens para energia (9,6%) e os bens para transporte (38,1%).
 

Edição: Denise Griesinger

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir as matérias é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil