Ex-presidentes da Comissão de Direitos Humanos repudiam declarações de Feliciano

02/04/2013 - 21h35

Iolando Lourenço
Repórter da Agência Brasil


Brasília – Ex-presidentes e ex-vice-presidentes da Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara (CDH) repudiaram hoje (2) declarações feitas recentemente pelo atual presidente do colegiado, Pastor Marco Feliciano (PSC-SP). Em um culto religioso, o deputado disse que a comissão era dominada por Satanás. Posteriormente, Feliciano corrigiu a frase, substituindo o termo Satanás por adversários.

Duas vezes presidente do colegiado e autor do requerimento de criação da Comissão de Direitos Humanos, Nilmário Miranda (PT-MG) criticou a postura de Feliciano e lembrou que a CDH ganhou espaço na sociedade por defender os princípios dos direitos humanos, que estão na Declaração Universal da Organização das Nações Unidas (ONU), na Constituição, nas convenções assinadas pelo país e nas leis. “Consideramos a declaração [do deputado Feliciano] uma ruptura dos princípios dos direitos humanos que orientaram a formação desta comissão.”

Após reunião em que avaliaram a situação atual da CDH, cinco ex-presidentes e três ex-vice-presidentes do colegiado divulgaram nota repudiando as declarações de Feliciano. Segundo os oito deputados, o que Feliciano disse desqualifica a história de 18 anos da comissão e é "inaceitável" relacionar Satanás ao colegiado. 

De acordo com a nota, a reação popular contra a atual situação do colegiado confirma o papel estratégico, a legitimidade e a confiança de que a CDH desfruta na sociedade. "Os adversários da comissão são os racistas, os homofóbicos, os torturadores e os violadores de direitos humanos em geral”, diz o texto.

Os deputados Nilmário Miranda e Manuela D'Ávila (PCdoB-RS) disseram que vão pedir aos líderes partidários e à Mesa Diretora da Câmara que tomem medidas contra o presidente da CDH, para proteger a comissão e a própria Câmara. "Cabe aos líderes e à Mesa Diretora tomar a decisão sobre a permanência dele [Feliciano] no cargo", disse Manuela D'Ávila.

Edição: Nádia Franco

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. É necessário apenas dar crédito à Agência Brasil