Candidatos iniciam campanha eleitoral na Venezuela

02/04/2013 - 16h49

Leandra Felipe
Correspondente da Agência Brasil/EBC

Bogotá - No primeiro dia oficial da campanha eleitoral venezuelana, os candidatos começaram a movimentar-se por diferentes regiões do país. Pela manhã, o presidente em exercício e candidato da situação, Nicolás Maduro, iniciou a campanha da casa de onde o presidente Hugo Chávez nasceu, na cidade de Sabaneta, estado de Barinas. Ainda na tarde de hoje (2), o principal oposicionista, Enrique Capriles visita a cidade petroleira de Maturín, no nordeste do país.

Na primeira agenda dos dez dias de campanha, o tom do discurso de Maduro manteve como referência a continuidade do projeto iniciado por Hugo Chávez, falecido em 5 de março, após enfrentar um câncer.

"Temos que manter a unidade espiritual e ideológica do processo revolucionário", disse Maduro. A atividade da campanha foi transmitida pelo canal Venezuela de Televisão (VTV), uma das emissoras estatais do país.

"Viemos fazer um compromisso com o espírito vivo dele (Chávez), porque seu espírito está vivo, mais vivo que nunca, porque passou à vida eterna. E aqui, na terra, onde ele veio nascer, nós viemos reafirmar o compromisso que fizemos com ele em vida", afirmou Maduro acompanhado de uma multidão emocionada.

Durante sua permanência na casa onde Chávez viveu durante a infância, o candidato esteve acompanhado por irmãos e familiares do presidente. Depois, Maduro percorreu as principais ruas da cidade de Sabaneta.

Maduro realizou a carreata, no mesmo caminhão utilizado por Chávez na campanha presidencial de outubro do ano passado. A proposta do candidato é viajar de Sabaneta até o palácio de Miraflores, em Caracas. O lema é "Desde o meu coração, Maduro presidente", manuscrito com a letra do presidente Chávez.

Edição: José Romildo

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir as matérias é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil