Estupro e assassinato de jovem chocam Equador

28/03/2013 - 18h25

Da BBC Brasil

Brasília - O brutal estupro e assassinato de uma jovem de 20 anos chocou o Equador e chamou a atenção sobre o problema da violência contra a mulher no país, resultando em diversas manifestações e protestos. O corpo de Karina del Pozo foi encontrado com sinais de golpes na cabeça e de estrangulamento após uma busca de vários dias feita por seus parentes.

Cinco jovens que participaram de um evento social com Karina na noite do crime estão presos. Segundo depoimentos prestados às autoridades e vazados para a imprensa, acredita-se que três deles tenham ligação direta com o crime.

O caso teve ampla repercussão, entre outros motivos, por sua ampla difusão pelas redes sociais do país. A família de Karina del Pozo, morta em Quito no dia 20 de fevereiro, tem organizado várias passeatas desde sua morte como forma de protesto e conscientização para o problema da violência contra a mulher no país.

José Luis del Pozo, primo de Karina, acredita que a divulgação do caso pelas redes sociais e pelos meios de comunicação do país foram importantes para chamar a atenção sobre o problema. ''Acreditamos que esse caso servirá para que venham à tona outros casos que estão arquivados'', disse em entrevista à BBC.

Muitos parentes de outras mulheres assassinadas no país aderiram às manifestações. Outros protestos estão sendo planejados para os próximos dias.