Voluntários fazem simulado de situações de emergência na nova sede do Comitê Rio 2016

25/03/2013 - 14h21

Da Agência Brasil

Rio de Janeiro - Cerca de 200 funcionários do Comitê Rio 2016 e da Empresa Olímpica Municipal (EOM) participaram hoje (25) de um exercício simulado de situações emergenciais para evacuação de espaços em casos de incêndio na nova sede do Comitê Olímipico Rio 2016. O prédio, localizado na região central da cidade, é a primeira já entregue para os Jogos Olímpicos e Paralímpicos 2016 a passar por um teste como esse.

Segundo o presidente do Comitê Olímpico Brasileiro (COB) Carlos Arthur Nuzman, o objetivo do simulado é testar a eficiência do Plano de Emergência e Abandono em integração com as Agências de Segurança Pública, Defesa Civil e Ordenamento Urbano.

"Estamos agora funcionado de uma maneira muito mais integrada, o que obviamente facilita a relação com outras autoridades, como com o gabinete do prefeito que fica aqui pertinho. É muito mais fácil conseguirmos realizar essas obras e todas essas outras questões de logística, quando se está mais perto, mais integrado com os serviços públicos" disse Nuzman.

Os voluntários capacitados para participar do treinamento, que apoiará a Brigada de Combate a Incêndio do Rio 2016, tiveram aulas teóricas e práticas de combate e prevenção a incêndio e de primeiros socorros.

A nova sede das empresas ocupa uma área de 20,938 metros quadrados e a construção tem como base uma tecnologia modular, que permite a montagem mais rápida e a possibilidade de desmontagem e reutilização após o período dos jogos.

O prédio também conta com um sistema de aproveitamento de água da chuva e economia de energia. O sistema de ar condicionado foi feito com componentes eletromagnéticos para reduzir o custo de energia e controle de temperatura por setores. A iluminação é feita com luminárias de LED, que têm baixo consumo de energia. Além disso, os vidros reflexivos, que permitem melhor aproveitamento da luz natural.

Edição: Tereza Barbosa

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir as matérias é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil